Conheça como o seu café é produzido!

 

Teste de Variedades

Em parceria com a EPAMIG, realizamos diversos testes em busca de desenvolver novas progênies de cafeeiros, ou seja, novas variedades de café. Atualmente, temos mais de 70 em fase de teste.

Mais do que produtividade, o nosso foco é criar variedades com gostos únicos, marcantes e totalmente inéditos no mercado.

Plantio

Nossas variedades e plantações estão espalhadas por nossas 4 fazendas.

Em cada uma delas, o terreno é preparado para o plantio de acordo com as características do solo, altitude e clima da região.

Isso é feito para que cada café possa crescer e se desenvolver da melhor maneira possível

 

Colheita Seletiva

Cada Varietal é colhido manualmente e somente quando os frutos já estão maduros.

Isso permite que a bebida final seja completamente harmônica e preserve as suas principais características, pois é feita somente com grãos que estão prontos para serem colhidos.

 

Fermentação

Alguns dos lotes passam por um processo de fermentação semi-carbônica induzida em barris fechados, sem a entrada de oxigênio.

Essa técnica permite que o processo de fermentação seja completamente controlado, para que possamos explorar todas as características sensoriais dos grãos.

O objetivo é que seu café tenha os gostos mais exóticos e únicos possíveis.

 

Processo Pré-secagem

Dependendo da variedade e das características dos grãos, o café pode passar por um destes 3 processos:

 

Descascamento

Os frutos vão para um descascador úmido. Durante esse processo, o fruto perde a casca, mas mantém a mucilagem, o que suaviza o sabor e aroma do café.

 

Despolpamento

Os frutos são descascados e vão para grandes tanques com água, nos quais ocorre um processo de fermentação e eliminação da mucilagem. O café com esses grãos terá um gosto mais frutado, floral e ácido.

 

Natural

Os frutos não passam por nenhum tipo de preparo e vão diretamente para a secagem. Esse processo permite que o café mantenha a doçura e um corpo mais intenso.

 

Secagem em Terreiro Suspenso

Após a escolha do preparo, usamos os terreiros suspensos para aumentar o tempo de seca e uniformizar a desidratação do fruto, o que proporciona uma densidade maior ao café.

Além de evitar contato com o chão, o sistema também impede o acúmulo de calor e a formação de fungos que podem comprometer a qualidade dos grãos.

 

Limpeza do Café

Utilizando um maquinário especial, descascamos os grãos e removemos todos os tipos de resíduos e impurezas que ainda estejam juntos ao café.

 

Beneficiamento

Depois de limpo, o café passa por peneiras que têm por objetivo tornar os lotes mais uniformes e selecionar apenas os grãos maiores.

Isso assegura a padronização dos grãos e garante que o processo de torra seja mais uniforme e, consequentemente, a bebida tenha mais qualidade.

 

Seleção

Assim que os cafés são devidamente peneirados, eles passam por uma nova seleção manual.

Somente aqueles que apresentam as características mais desejáveis, como cor, textura e densidade, são selecionados.

Grãos verdes, pretos, ardidos e qualquer outro que não esteja em perfeitas condições são retirados. Tudo para que o café tenha o maior nível de qualidade possível.

 

Armazenamento

Por fim, os cafés são armazenados em sacarias específicas para cafés especiais, que evitam qualquer tipo de contato dos cafés com o ambiente externo.

Diferente dos tradicionais sacos de juta, essa sacaria protege os grãos do ar, umidade e iluminação, permitindo que eles fiquem estocados por vários meses sem perder as suas qualidades.