Conheça nossos Varietais.

Reunimos para você o que há de melhor em variedades de cafés especiais. Cafés de qualidade são criados antes mesmo de serem plantados. Por isso, o nosso processo de produção começa muito antes da colheita. Em parceria com a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), estamos inovando em técnicas de manejo para desenvolver mais de 76 progênies de cafés (novas variedades de café) e disponibilizar, para todo os profissionais do café, novas possibilidades. Atualmente, já temos mais de 25 variedades de café especiais. Cada um com perfil, gosto e características únicas. Disponíveis tanto em lotes padrões como em micro-lotes de edições especiais.

 

VARIETAL EXCLUSIVO

Variedades exclusivas de cafés especiais que você só encontra em nossas fazendas. 

Desenvolvidas com o objetivo de oferecer novas possibilidades aos especialistas em café.

 

RAJADO

Essa variedade única foi desenvolvida a partir de uma única muda encontrada em nossa própria lavoura. Por essa razão, o único lugar onde você poderá encontrar ela é em nossas fazendas.

Seus grãos são inconfundíveis por serem pequenos, vermelhos e cobertos por diversas pequenas marcas, que se assemelham a cicatrizes. Foi por essa razão que recebeu o nome de Rajado.

É extremamente exótico por se assemelhar com variedades encontradas apenas na África e pelo fato de sépalas crescerem no próprio grão.

Sua bebida é inconfundível principalmente por apresentar notas cítricas.

 

VARIETAIS RAROS

Variedades raras e exóticas, pouco encontradas no mercado, e que são procuradas por suas características e sabores únicos.

 

ARAPONGA MG1

Desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)  foi nomeada Araponga em referência ao município no qual foi realizada parte do processo de melhoramento da variedade. 

A planta tem como característica um porte alto e frutos que quando maduros se tornam vermelhos.

A qualidade de bebida é tão boa quanto a do Catuaí e Mundo Novo, e a variedade é muito utilizada para a produção de café orgânico devido a sua resistência.

CATIGUÁ MG1

Desenvolvida pela UFV em parceria com a EPAMIG, seu nome refere-se a denominação original da cidade de Patrocínio, onde se realizou parte do processo de seleção dessa cultivar.

É uma planta muito resistente e produz frutos que quando bem maduros, tem coloração vermelha intensa.

Essa variedade chamou a atenção dos pesquisadores que deram continuidade ao trabalho de melhoramento, criando posteriormente o Catiguá MG2 e o Catiguá MG3.

CATIGUÁ MG2 AMARELO

É uma variação da variedade Catiguá MG2 que originalmente possui grãos vermelhos.

A planta dessa variedade tem as mesmas características do Catiguá MG2, mas a cor dos seus frutos são amarelos.

Essa diferença faz com que a sua bebida seja mais doce e intensa do que da variedade com grãos vermelhos. Por isso, tem despertado interesse em consumidores de cafés especiais e produtores de todo Brasil.

CATIGUÁ MG3

A última da linhagem Catiguá, foi uma planta escolhida pela sua resistência e crescimento acelerado.

A planta da variedade Catiguá MG3 se parece muito com as plantas dos outros Catiguás, no entanto ela é conhecida por ser muito mais resistente e produtiva. 

A bebida, como dos outros Catiguás, teve desempenho acima da média e por isso tem se mostrado uma variedade com grande potencial para cafés especiais.

GESHA

Se existe uma variedade que surpreende qualquer consumidor, essa variedade é o Gesha. 

A variedade recebeu esse nome por vir da cidade de Gesha na Etiópia, mas ficou conhecida depois de chegar na América Central, onde a planta encontrou um ambiente ideal para o seu crescimento. 

É uma variedade delicada e difícil de ser produzida, mas vem sendo cada vez mais cultivada devido a sua bebida com notas extremamente florais e delicadas. 

A variedade ganhou atenção do mundo quando em 2018 um Gesha do Panamá se tornou o café mais caro do mundo.

Em nossas fazendas a variedade tem se desenvolvido muito bem e em pouco tempo já se tornou uma das variedades mais procuradas por todos especialistas em café.

MARAGOGIPE AMARELO

Acredita-se que essa variedade surgiu a partir de uma mutação que ocorreu no município de Maragogipe, no estado da Bahia. 

A semente do Maragogipe é conhecida também como Grão Gigante ou Café Elefante, devido ao tamanho do fruto, que pode ter o dobro do tamanho de um grão comum. 

Apresentando notas exóticas e suaves, o Maragogipe é uma opção para todos aqueles que buscam experiências diferentes e únicas em relação a uma bebida de qualidade.

OEIRAS MG6851

Desenvolvida para se adaptar a regiões montanhosas, essa variedade nasceu do cruzamento de duas variedades raras no mercado, o Timor e o Caturra.

Seus grãos vermelhos são grandes e alongados, o que confere um grão totalmente único para essa variedade.

Essa variedade é conhecida por ser extremamente resistente e por isso é utilizada em cafeicultura familiar e plantios orgânicos.

Sua bebida tem surpreendido apreciadores de cafés especiais por ter notas, sabor e aroma diferentes da maioria dos cafés encontrados atualmente no mercado.

PAU BRASIL MG1

A variedade foi desenvolvida em Minas Gerais e apresenta características parecidas com a variedade Paraíso.

É uma planta de porte baixo e os seus grãos apresentam uma coloração vermelho sangue.

A  sua bebida tem um gosto marcante e encorpado, se diferenciando da maioria dos outros cafés especiais. 

SACRAMENTO MG1

Fruto de um trabalho conduzido inicialmente na Universidade Federal de Viçosa, recebeu esse nome por seus testes terem sido realizados na cidade de Sacramento.

Tem como característica um porte baixo e frutos vermelhos.

Essa variedade é utilizada especialmente em lavouras orgânicas por ser uma planta bastante resistente e apresentar um gosto intenso.

 

VARIETAIS TENDÊNCIAS

Variedades de cafés especiais que são novas no mercado, mas devido a sua qualidade estão conquistando cada vez mais espaço.


ACAUÃ

Essa variedade, nascida no Paraná e que é resistente a seca, recebeu o nome de  Acauã em referência ao gavião de mesmo nome que é conhecido por trazer seca ao cantar.

A variedade produz grãos alongados e de intensa cor vermelho-escuro, o que facilita a sua identificação.

Sua bebida é considerada de boa qualidade e por isso tem ganhado espaço entre os produtores de cafés especiais.

ARARA

Essa variedade foi identificada por pesquisadores em 1988 e logo já mostrou um grande potencial. Ganhou o nome de Arara por conta dos seus grandes frutos amarelos. 

Tem como característica frutos alongados e amarelos, além de apresentar muitas folhas em seus galhos.

Sua bebida tem ótimo sabor e ela vem ganhando fama entre os baristas devido às suas premiações em diversos concursos pelo Brasil.

CATIGUÁ MG2

Essa variedade foi selecionada dentre as progênies (irmãs) da variedade Catiguá MG1, devido a resistência e beleza da planta. 

No entanto apresentou grãos menores que a média, o que fez com que a variedade fosse esquecida pelos pesquisadores. Foi só quando produtores comentaram sobre o seu grande potencial para bebidas de qualidade que ela ganhou fama entre os especialistas. 

Com uma bebida exótica e de alta qualidade, o Catiguá MG2 é hoje uma das variedades mais plantadas em nossas fazendas.

CATUCAÍ 785 VERMELHO

A variedade nasceu de um cruzamento natural entre o Icatu e o Catuaí, por isso recebeu o nome de Catucaí.  

Sua planta produz frutos de coloração vermelha, e quando muito maduros apresentam uma cor vinho bem intensa. 

Após algumas provas, ficou claro para nós que essa variedade tem um potencial de bebida extraordinário, por conta disso vem ganhando espaço no cenário de cafés especiais brasileiros.

MGS ARANÃS

Essa variedade tem uma história especial para nós, pois o seu desenvolvimento demorou cerca de 30 anos e contou com a nossa colaboração.

Em 1985, a Epamig começou o desenvolvimento dessa variedade e depois de diversos testes ela  foi plantada em duas das nossas fazendas: Fazenda Alvorada e Fazenda Santa Rita do Xicão. 

Finalmente, em 2015, foi realizado o último teste para que ele fosse lançada no mercado. Esse teste final mostrou que a variedade tinha grande potencial, especialmente por conta da sua bebida. 

Essa variedade teve uma das maiores pontuações de bebida, entre todas as outras variedades que estavam sendo testadas. 

Depois de tantos resultados positivos a variedade foi batizada de Aranãs, em homenagem a tribo indígena que ocupava as terras onde hoje está a Fazenda Alvorada.

 

VARIETAIS CLÁSSICOS

Variedades já estabelecidas, com alta procura e que estão há muito tempo no mercado. 

Conhecidos pelas suas características marcantes e aprovadas pelos maiores especialistas em café do mundo.

 

CATUAÍ 144

O Catuaí, que significa no dialeto tupi-guarani “muito bom” é líder de produção nas lavouras do Brasil e uma das variedades mais produzidas do planeta. 

Essa variedade agradou a produtores por apresentar um crescimento acelerado, adaptabilidade a regiões de altitude elevada e pequeno porte, características que favorecem a produção de cafés especiais.

Apesar de ser considerado uma variedade tradicional, o Catuaí costuma se destacar em competições de cafés especiais no Brasil e no mundo. 

CATUCAÍ 24/137

Da família dos Catucaís, a variedade 24/137 foi selecionada pelos pesquisadores por apresentar uma produtividade acima da média.

Sendo também uma planta mais resistente e com crescimento acelerado, a planta dessa variedade produz belos frutos amarelos. 

Ele se destaca entre as variedades amarelas, porque, quando seus grãos estão maduros, apresenta uma doçura acima da média. 

CATUCAÍ AMARELO 2SL

Desenvolvido em Rondônia, essa variedade foi desenvolvida para o clima e altitude do estado, no entanto se adaptou muito bem em Minas Gerais. 

Sua planta é de porte baixo e produz grãos de coloração amarela. 

Dentre os Catucaís, o 2SL é uma planta um pouco mais sensível e com menor produtividade, no entanto é uma variedade que tem apresentado uma bebida com notas marcantes e que diferencia ele dos outros Catucaís.

IAC 125 RN

Essa variedade, que começou a ser desenvolvida em 1967, foi lançada ao mercado há apenas alguns anos.

 Foi primeiro nomeada de IBC12 e posteriormente renomeada de IAC 125 RN em homenagem ao aniversário de 125 anos do prestigiado Instituto agronômico de Campinas.

Com grãos grandes e de uma cor vermelha bem escura, essa variedade é muitas vezes chamada de Uva, por conta da sua semelhança com a fruta. A lavoura dessa variedade é sempre muito bonita e chamativa.

A bebida dessa variedade é conhecida por ser extremamente agradável e doce.

ICATÚ

Em Tupi-Guarani, significa Bonança e seu nome descreve bem esse café que tem porte alto, largo e com produção acima da média de outras variedades.

Essa variedade foi desenvolvida há décadas e mesmo assim continua a ser plantada nas fazendas brasileiras.

É uma planta alta e resistente que produz grãos vermelhos, herdou do cruzamento com o Bourbon Vermelho suas maiores qualidades, e por isso apresenta uma bebida de alta qualidade e um aroma rico em notas.

MUNDO NOVO

Desenvolvida em 1952, essa variedade recebeu o nome de Mundo Novo em homenagem ao município de origem dos primeiros pés.

Foi tão marcante para a cafeicultura brasileira que até hoje é uma das variedades mais plantadas nas lavouras do país.

É conhecida por ser uma variedade de plantas altas, podendo chegar até 3,8 metros de altura e que produz frutos vermelhos e longos.

Tem sabor doce e marcante. Corpo médio, gosto intenso e média acidez. Possui aromas de caramelo e também de chocolate ao leite.

PARAÍSO MG H419-1

Essa variedade que começou a ser desenvolvida em 1970, recebeu esse nome por ter sido plantada na cidade de São Sebastião do Paraíso.

Essa variedade tem grãos amarelos, grandes e também é conhecida por ter uma planta resistente. Além disso, o seu porte pequeno torna mais fácil a colheita seletiva manual.

Essa variedade está sendo testada em nossas fazendas e os resultados da bebida são excepcionais.

SABIÁ

Essa variedade foi criada após vários anos de pesquisa e apesar de pequena, apresenta uma resistência muito grande contra pragas e climas hostis.

A planta do Sabiá, mesmo tendo um porte mais baixo do que a média, tem grãos de porte médio e cor avermelhada.

A variedade se adaptou muito bem ao clima de Minas Gerais e por isso mostra uma boa produtividade e qualidade de bebida em nossas fazendas.

SARCHIMOR MG8840

O Sarchimor MG8840 é fruto do desenvolvimento de outra variedade, com o mesmo nome, e que em outra hora foi uma das variedades mais utilizadas em todo Brasil.

Essa variedade se adapta bem a climas adversos e produz grãos de cor vermelho.

Seu sabor impressiona baristas e consumidores por ter notas exóticas e corpo intenso.

TOPÁZIO

Com mais de 50 anos de história, o Topázio é uma variedade bastante conhecida pelos cafeicultores brasileiros. Nasceu de um trabalho entre diversas instituições de pesquisa e rapidamente ganhou espaço entre os produtores de café.

Com árvores baixas e de frutos amarelos, é comum ver suas lindas lavouras ao viajar pelo Sul de Minas Gerais.

Apesar de ser uma variedade mais antiga, sua bebida continua a impressionar baristas no mundo todo até hoje 

Seu sabor é suave, complexo e de finalização agradável. As suas características peculiares são: um aroma mais forte e notas cítricas.